Colunas

Os Detalhes que Você Não Notou em Corra!

Se você achou que já tinha encontrado todos os segredos, achou errado.

Corra! (2017), escrito e dirigido por Jordan Peele, causou fortes impressões no seu público, que prontamente começou a criar todo tipo de teoria. Apesar de algumas terem viajado um pouco demais, quando juntamos um pouco do que cada um descobriu, o filme se enche de diversos outros significados.

O próprio diretor falou um pouco sobre elas, num vídeo feito para a Vanity Fair, e estamos trazendo aqui os momentos mais interessantes desse encontro.

[ALERTA DE SPOILER] Impossível falar sobre os detalhes sem dar spoiler, então estamos avisados.

O poder da ironia

Nos primeiros minutos do filme, Chris (Daniel Kaluuya) e Rose (Allison Williams) conversam sobre ela não ter dito à família que o namorado dela era negro, e ele demonstra uma certa preocupação com a reação dos pais da namorada.

espingarda.png

Lembra que depois, no final do filme, Chris está fugindo da casa em chamas? Então…

espingarda2

 

O cervo

A presença do animal no filme tem diversas funções metafóricas, a começar pelo paralelo entre Chris observando-o lutar pela vida ao ser atingindo pelo carro, no começo do filme, e, mais tarde, a cabeça do mesmo animal na parede enquanto o próprio Chris luta para se libertar das amarras no sótão dos Armitage. Além disso, ao observar o cervo no início do filme existe toda uma referência à memória suprimida da mãe de Chris, morrendo após ser atingida por um carro.

Por fim, esse mesmo animal que se torna simbólico ao longo da narrativa é usado para matar o patriarca da família Armitage, o pai de Rose.

 

Duplo sentido

Quando Rose se levanta em favor de Chris contra o policial na estrada, parecendo indignada por ele pedir o documento do rapaz que sequer estava dirigindo, ela não estava falando como uma pessoa que entende a violência policial contra os afroamericanos nos Estados Unidos. Ela tinha que se certificar de que não teria nenhum rastro documental dela e Chris estando juntos a caminho da casa dos seus pais, caso alguém procurasse por ele depois do sequestro.

estrada

 

A reunião dos Armitage

Quando os amigos dos Armitage começam a chegar, vemos que Walter (Marcus Henderson) os está recebendo, não somente abrindo as portas, mas também cumprimentando a todos. Enquanto isso pode parecer incomum para os empregados da casa, como ele é, na verdade, o avô de Rose, está apenas fazendo a recepção da própria festa, falando com amigos de longa data.

festa.png

Além disso, o próprio fato de todos terem chegado em carros pretos não foi por acaso. Eles chegam em carros pretos como um paralelo aos corpos negros que usarão para ir embora (em referência ao leilão).

 

Pare de fumar!

O real motivo pelo qual a família estava tão preocupada com o hábito de Chris de fumar era porque isso envenena o corpo e eles precisam de receptáculos saudáveis para fazer a transferência.

 

Hábitos óbvios

corra

O motivo pelo qual Walter (na verdade, o avô Armitage) corre tanto é porque ele queria um corpo negro, forte e rápido para bater o tempo de Jesse Owens, para quem ele perdeu nas Olimpíadas de 1936.

jesse.png

jesse2.png

Jordan Peele chegou até mesmo em pensar em uma fala para o final do filme, quando ele derruba Chris e paira sobre ele; Walter diria “Eu finalmente te venci, Jesse”, mas o diretor achou que seria um pouco demais.

 

 

Easter egg

flight.png

Quando Rod (Lil Rel Howery), o amigo de Chris, está tentando ligar para ele do aeroporto, ao fundo os alto falantes estão passando uma chamada para o voo 237. Esse número é referenciado em vários filmes e originalmente se refere ao quarto mais assombrado na obra O Iluminado, de Stephen King, dirigida por Stanley Kubrick para as telonas em 1980.

 

Oi, eu estou aqui

peele

A voz do próprio Jordan Peele é usada no filme, duas vezes; primeiro, ele faz o ruído do cervo morrendo (sim, bem louco) e, mais tarde, quando Rod está na casa de Chris (logo depois do easter egg), o autor é a voz na televisão, nos dizendo que a mente é algo terrível de se desperdiçar… Queria mais referências escondidas?

tv

 

A liberdade

Uma das grandes ironias do filme é que, no fim das contas, Chris consegue se libertar colhendo algodão. Deixe isso assentar um pouco, depois lembre-se do estofamento da cadeira que ele tira para usar como tampões de ouvido e relacione com o histórico escravagista do sul dos Estados Unidos, o qual tinha sua maior expressão nas plantações de algodão.

cotton

 

Artes marciais

Ao longo do primeiro jantar de Chris com a família de Rose, o irmão dela fala sobre como ele gosta do jiu jitsu por ser um esporte que precisa de estratégia, sempre estando três ou quatro passos à frente do seu adversário. No final, quando Chris tenta sair da casa, ele joga o mesmo jogo, notando que Jeremy sempre vai bater a porta antes que ele consiga passar por ela, e usando isso para atacá-lo com a tesoura.

                        montagem2montagem

Peele tentou mostrar que seu personagem principal não só é capaz de ser mais forte, mas também de ser mais inteligente.

 

Um último detalhe, que é interessante notar, é como todas as personagens que já passaram pelo procedimento usam chapéus ou, no caso de Georgina, uma peruca, para disfarçar a enorme cicatriz que é deixada.

O filme definitivamente tem muito a oferecer, o que só faz crescer o nosso interesse e estabelece com firmeza a sua contribuição para o gênero. Se você ainda não reassistiu, essa é a hora – e nos conte as suas teorias também.

Aqui está o vídeo integral feito pela Vanity Fair, que também conta com algumas teorias que foram completamente dispensadas pelo diretor:

 

Anúncios

Categorias:Colunas

Marcado como:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s