Sessão Indica

10 filmes para assistir no Mês do Orgulho LGBTQ+

Em homenagem ao mês do orgulho LGBT+, decidimos criar uma lista especial com alguns dos melhores filmes da temática já feitos.

1. Garotos de Programa (1991)

privateidaho00004

Estrelado por Keanu Reeves e River Phoenix, um dos filmes mais conhecidos do New Queer Cinema – movimento cinematográfico LGBT – é uma obra que não poupa detalhes sobre a brutalidade social a respeito dos homossexuais. Mikey (River Phoenix) é um jovem que sofre de narcolepsia e se prostitui nas ruas de Portland para sobreviver e comprar drogas, onde conhece Scott (Keanu Reeves) e acaba se apaixonando por ele. Após criarem certa intimidade, eles viajam para Itália em busca da mãe de Mikey.

2. Carol (2015)

391801.jpg-r_1280_720-f_jpg-q_x-xxyxx

Carol Aird (Cate Blanchett) é uma mulher lésbica que está passando por um difícil processo de divórcio na década de 1950. Seu marido não aceita a separação e muito menos o motivo, ameaçando revelar sua sexualidade para todos e, dessa forma, tomar a guarda de sua filha. Em meio à crise entre encarar a verdade sobre si mesma e perder a filha, Carol se apaixona por uma vendedora, Therese, interpretada por Rooney Mara, fragilizando tudo o que já estava em risco.

3. Tomboy (2011)

04

O drama francês conta a história de Mickaël, um garoto transgênero de dez anos que está passando por um processo de aceitação. Com a recusa da mãe, o garoto passa a viver como um menino nas ruas enquanto ainda age como “Laure” – seu nome de nascimento – em casa.

4. O Segredo de Brokeback Mountain (2005)

brokeback-mountain

Na década de 60, dois jovens, Ennis (Heath Ledger) e Jack (Jake Gyllenhaal) se conhecem no trabalho e acabam se envolvendo sexualmente. Após alguns anos, ao se reencontrarem, voltam a marcar encontros eventualmente, colocando em risco os seus respectivos casamentos.

5. Freak Show (2017)

alex.lawther.mirror_wide-d3cfa944f5adfafce90ab77df61e7d5a048a8e9e-s800-c85

A comédia dramática estadunidense gira em torno de Billy Bloom (Alex Lawther), que vive um conflito de aceitação quando se separa de sua mãe e começa a morar com o pai, entrando em uma nova escola cheia de cristãos que não conseguem entender a fluidez de gênero.

6. Amores Imaginários (2010)

film_heartbeats__article-house-780x440

Um dos dois filmes dirigidos e estrelados por Xavier Dolan que fazem parte dessa lista, Amores Imaginários conta a história de dois amigos, Marie (Monia Chokri) e Francis (Xavier Dolan) que se apaixonam pelo mesmo garoto, disputando entre si a atenção do rapaz e tornando a amizade entre os dois um grande jogo.

7. Uma Mulher Fantástica (2017)

1502052515_714564_1502052693_noticia_normal

Ganhador de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2018, a película conta a história de Marina (Daniela Vega), uma mulher trans que, após a morte do homem por quem estava apaixonada, precisará encontrar o equilíbrio entre enfrentar o preconceito da família do falecido namorado e se manter forte.

8. Eu Matei Minha Mãe (2009)

maxresdefault (4)

Humbert (Xavier Dolan) é um jovem homossexual psicologicamente afetado por tudo o que sua mãe faz. Experienciando esse sentimento que permeia entre o amor e o ódio, ele acaba se envolvendo com artes, sexo, drogas e uma marginalidade urbana extremamente contemporânea.

9. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2010)

1

Leonardo (Daniel Ribeiro) é um garoto cego que sente uma mudança em sua vida após a chegada de Gabriel (Fábio Audi) no colégio. Os dois acabam criando um laço de intimidade enorme e, juntos, descobrem seus sentimentos um pelo outro.

10. A Jovem Rainha (2015)

the girl king

Christina (Malin Buska) é uma mulher à frente de seu tempo que, além de governar o reino da Suécia, precisa aprender a lidar com os seus sentimentos por Ebba (Sarah Gadon).

Continua difícil encontrar filmes LGBTQ+ que tenham uma dinâmica leve ou um final feliz, mas alguns dessa lista possuem essas qualidades. Além disso, outros mostram a violência em sua forma mais crua, referindo-se ao New Queer Cinema.

Esperamos que o mês do Orgulho LGBT seja encerrado da melhor forma possível – e nada melhor do que uma lista cheia de filmes da temática. Aproveitem!

Anúncios

Categorias:Sessão Indica

Marcado como:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s