Sessão Indica

Short Films | Lou

Ao longo das décadas, os Estúdios Disney têm como principal objetivo refletir sobre a transição da infância para a fase adulta, problematizando e escancarando feridas que esquecemos de tratar.

Resultado de imagem para lou curta

Se, na maioria dos filmes, esta reflexão passa despercebida, aqui em Lou não há qualquer espaço para dúvidas. A Disney Pixar traz aquele recado nem um pouco agradável, porque ele nos põe cara a cara com a nossa sombra, da mesma maneira que o faz com a personagem que protagoniza o curta-metragem.

Como já de praxe, o recurso do cinema-mudo se faz presente, intensificando a sutileza da mensagem, que,  junto à atmosfera colorida e aparentemente inocente, denuncia o denso e sombrio mundo das crianças no jardim de infância. Por trás de tantas cores, esse mundo pode tornar-se cinza – como é evidenciado no clímax da narrativa – , quando o sofrimento de uma criança é grande o bastante para transformar a vítima em seu próprio agressor.

A mensagem principal de Lou é para nós, os adultos, tomarmos cuidado com nossas crianças, e não deixarmos que esta situação se propague, como anda acontecendo com frequência nos Estados Unidos, de onde surgem várias e várias notícias de tiroteios em escolas, tendo como agentes do crime ex-alunos com traumas incuráveis pelo histórico de bullying na fase escolar.

E, como é mostrado no fim da narrativa, ainda há tempo para reverter o quadro e salvar esses potenciais agressores. O antídoto para dor é amor, carinho, compreensão, cuidado. É tocá-los em seu ponto fraco, fazê-los lembrar de como era estar do outro lado. Na maioria das vezes, esse antídoto traz recompensas para o próprio agressor-ex-vítima: no curta-metragem, Lou volta a ter amigos.

Abaixo, o filme na íntegra:

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s