Colunas

#Cores | Os 7 tons de verde no cinema

Retornando ao especial de cores, temos hoje os 7 tons de verde utilizados no cinema. O verde se apresenta de maneira tão peculiar quanto o vermelho, que é seu complementar.

1. O tom de Natureza

É quase redundante explicar a escolha do verde em filmes com temáticas da natureza. Esse é o tom das árvores, plantas, lagos, grama. Traz paz e acolhimento, uma sensação de aconchego; nos conecta com o exoterismo presente em conceitos sobre fecundidade, transformação.

 

Resultado de imagem para timothy green

 

2. O tom supersticioso

O tom supersticioso faz parte da cultura irlandesa, que utiliza a cor de maneira patriota, para representar o país tão cheio de verde em sua característica geográfica.

Imagem relacionada

 

3. O tom tecnológico

Sempre que a inovação tecnológica está em alta, ela se apresenta em tom esverdeado. Talvez, por fazer associação com o verde da placa-mãe, o verde da configuração dos sistemas operacionais…

Imagem relacionada

4. O tom político

A cor verde também traz confiança; personagens com cargos importantes costumam aparecer envoltos a tons esverdeados, utilizando-se de estratégias para vender algo ou alguma ideia. O verde-político tem o papel de demonstrar credibilidade, manifestando-se continuamente em campanhas de marketing pessoal.

Resultado de imagem para mark felt o homem que derrubou

5. O tom financeiro

O verde aqui associa-se com o tom utilizado na impressão das cédulas do dólar americano. Sabendo que o dólar é a moeda referencial no mundo dos negócios, a sua cor tornou-se símbolo de prosperidade e riqueza.

Resultado de imagem para girl in green scarf

6. O tom de magia

Ainda sobre o viés da transformação, metaforizando a natureza, nós temos o verde-magia, utilizado para representar a manipulação energética dos elementos (al) químicos e seus resultados quase sempre sobrenaturais.

Imagem relacionada

7. O tom antagonista

Não necessariamente um tom vilanesco, mas o verde costuma ser utilizado por personagens de caráter ambicioso, frio, egoísta, cujo propósito é quase sempre desviar o protagonista de seus objetivos.

Curiosidade: os feitiços de Voldemort se apresentam na tonalidade vermelha; mas os de Harry são verdes. Interessante, não?

Resultado de imagem para slytherin harry potter

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s