Colunas

4 vezes que Anne foi feminista, e você nem percebeu

Em 1908,  Anne Shirley defendeu o feminismo muito antes do termo existir. Listamos aqui alguns desses momentos históricos.

 

1. Posso fazer tudo que os meninos fazem e o que as meninas fazem também.

E como já dizia o pensador Peter Pan, em outra dimensão ficcional: “Uma menina vale mais do que dez meninos juntos”. A verdade é ridiculamente óbvia. As meninas, desde cedo, são capazes de fazer tudo com louvor. Independente da época, as mulheres desenvolvem infinitos papéis ao mesmo tempo: o de profissional, esposa, mãe, estudante, cientista (porque são muito curiosas) e, é claro, o papel de mulher, enquanto indivíduo. É isso que Anne tenta mostrar o tempo todo, desde que pisou em Avonlea.

Resultado de imagem para anne with an e

 

2. Eu sempre quis ser uma noiva, mas nunca uma esposa.

Isso é o que Anne diz para a Senhora Barry, ainda na primeira temporada. Em resposta, tudo que nossa querida protagonista recebe é: “Eu posso lhe dar dois conselhos. Primeiro: poderá casar a qualquer momento da sua vida, se assim desejar. Segundo: tendo uma carreira, poderá comprar um vestido branco, fazer do seu gosto e usar quando bem entender!”

Resultado de imagem para anne with an e 2

 

3. Saia não é um convite!

Até porque em diversas outras sociedades, a saia não é um adereço estritamente feminino. E, mais do que isso: todos sabemos que assédios acontecem independentemente do tipo ou tamanho da roupa. Anne vestia uma calça por debaixo do vestido quando os meninos a puxaram para cima.

Resultado de imagem para anne with an e season 2

 

4. Por que eu tenho que esperar um menino vir me beijar ao invés do contrário?

Anne não entende a convenção de ter que esperar a iniciativa masculina para dar o primeiro passo num relacionamento. Ela se questiona e conclui que essa regra não faz o menor sentido.

Resultado de imagem para anne with an e anne and gilbert kiss

 

Bônus: Senhorita Stacy

Antes que vocês se questionem como seria possível uma menina tão avançada assim nessa época, no interiorzinho do Canadá, tentem lembrar da influência francesa que se espalhou pelo país, trazendo certa mudança de postura para algumas mulheres; na época, muitas delas – particularmente as que viviam na zona urbana – foram pioneiras em adentrar universidades, vestir calças e ocupar espaços onde antes não lhe seriam permitidos. As inspirações de Anne certamente viriam das duas mulheres fortes que lhe encantaram: a Senhora Barry e a Senhorita Stacy.

Resultado de imagem para anne with an e saison 2

Anúncios

3 respostas »

  1. Essa série é um primor! Toda a sua composição é excelente, as questões sociais são trabalhadas de maneira sensível e fiel.
    O tema feminismo foi genuinamente bem explorado.
    💛💛💛
    Enfim, é tão fácil amar Green Gables, não é?! hahaha

    Curtido por 1 pessoa

    • hahahaha Oi, Maby! Sim, minha querida, “É tão fácil amar GreenGables!” E mais fácil ainda amar a Anne ❤ A primeira temporada foi pouco divulgada e teve pouca hype. Eu fico muito feliz do fandom ter crescido agora, porque não consigo imaginar um mundo sem novas temporadas de Anne with an E 🙂 Os personagens são incríveis, a storyline também, e os temas, como você mesma disse, são trabalhados com sensibilidade. Estou me organizando pra estar sempre falando de Anne pra movimentar as estatísticas do google, o fandom, e, mais do que isso: ajudar nessa campanha de audiência pra série nunca ser cancelada! Hahaha Obrigada pelo carinho, por tirar um pouquinho do seu tempo pra ler, curtir, comentar… Seja sempre bem vinda! Beijos ❤

      Curtido por 1 pessoa

      • Sim sim, eu mesma só assisti depois que saiu a segunda temporada (estava perdendo tempo de vida), não consigo imaginar um mundo sem Anne agora, é fato! Faz isso mesmo, movimenta (ela merece e nós tbm) vou adorar acompanhar! 👏💛💛💛

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s