Filmes

Crítica | Bohemian Rhapsody

Toda a eletricidade de Freddie Mercury e os anos dourados de Queen no topo das paradas de todo o mundo ganham vida nessa narrativa biográfica sobre o cantor e a criação da banda.

queen

Rami Malek interpreta Freddie Mercury, vocalista da banda e um dos maiores ícones não apenas da música, mas da comunidade LGBTQ+ e da luta contra o HIV. A semelhança entre o ator e o artista prestigiado é inacreditável: desde os cabelos longos até o último corte, Malek é essencialmente a faceta perfeita para interpretar o cantor. Além disso, o ator merece ressalva em sua extravagante performance, capturando todos os movimentos icônicos de Mercury, que o tornavam tão excêntrico.

Nessa inédita obra sobre a história da formação do Queen, a banda decola seu sucesso em todo o mundo, mas as escolhas de Freddie (Rami Malek) acabam prejudicando o rumo da sua própria carreira e de seus companheiros de música.

15-bohemian-rhapsody.w1200.h630

Acompanhamos a vida de Freddie anterior à fama e somos apresentados ao percurso e toda audaciosidade que fez com que o cantor conquistasse o sucesso. Inicialmente, Freddie se apaixona por Mary Austin (Lucy Boynton), uma vendedora que vive uma vida simples e se encanta com o estilo excêntrico do cantor.

O jeito despojado, com uma pitada de amor próprio e excesso de talento são os fatores que levam Mercury a integrar à banda de Brian May (Gwilym Lee) e Roger Taylor (Ben Hardy), juntando-se com mais um integrante, John Deacon (Joseph Mazzello), e, por fim, nomeando o Queen, que viria a ser uma das bandas mais populares na época.

A direção é de Bryan Singer, que também dirigiu Os Suspeitos (2013) e X-Men (2000). Aqui, o diretor trabalha com planos abertos para dar destaque à mise-en-scène, e também com Planos Médios que destacam o estilo de cada uma de suas personagens. Além disso, os Primeiros Planos são sempre expressivos para captar as sensações dos atores em cena.

A montagem do filme impulsiona uma força espetacular a sua narrativa. Desde os primeiros minutos, sentimos o calor do público, a euforia da fama, para então sermos reintroduzidos ao mundo dos músicos antes de alcançarem tamanho público. Além disso, os momentos que se passam entre as turnês são difusos e mesclados entre cores e imagens que não apenas dão a sensação de ver o tempo passando, mas se prontificam a mexer com o emocional do espectador.

queen-banda-bohemian

O destaque cênico vai, definitivamente, para a gravação de Bohemian Rhapsody, música que deu nome à produção. A forma como o áudio trabalha no estéreo, ou seja, em duas caixas de som, facilita que o seu público identifique o trabalho de edição musical da própria banda, sendo recriada para um universo cinematográfico. O estúdio é uma das partes essenciais para descrever a compreensão e genialidade do desempenho musical e lírico.

Apesar das grandiosas cenas que envolvem a dinâmica da banda e o talento inacreditável de todos os componentes, o filme possui algumas falhas quanto à figura de Mercury. Os fãs de Queen sabem que o cantor era bissexual, coisa que o filme, infelizmente, apaga de sua essência, transformando sua persona em alguém exclusivamente homossexual. Além disso, há uma ideia errônea quanto à promoção da imagem de orgias – que de fato aconteciam -, por retratarem estas como a forma de isolamento pessoal e distanciamento entre Mercury e o resto de seus companheiros e ainda fazer uma errônea corrente entre a homossexualidade e a promiscuidade.

As falhas na construção de Mercury não são totais. Como dito previamente, Malek faz um excelente trabalho em absorver toda a vibração do artista. A sequência final é revigorante e, apesar de ser seguida por várias músicas, em momento algum torna-se cansativa. O público não apenas deseja estar no show, como também sente que está vivendo a experiência completa.

Bohemian Rhapsody é um filme estapafúrdio, singular e surpreendente, que faz com que seus espectadores se apaixonem ainda mais pela musicalidade e o arrojamento entre a banda.

O filme tem estreia marcada para esta quinta, 01/11, e você pode conferir o trailer abaixo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s