Colunas

Como funciona o set de filmagem?

Há muitas especulações sobre o funcionamento de um set de filmagem. Agora você pode ficar tranquilo que tiraremos suas dúvidas.

Silêncio no set!

A primeira ordem que se dá num set de filmagem é essa. Silêncio! Qualquer ruído, por menor que ele seja, atrapalha a captação do som programado. Se aquele ruído não está no roteiro, não poderá aparecer. Portanto, só faz barulho quem estiver em cena.

Imagem relacionada

 

Pantufas

Justamente por conta do ambiente silencioso, todos, exceto o elenco, é orientado a utilizar uma espécie de pantufas nos sapatos, para abafar o máximo possível de ruídos.

 

Câmera rodando?

Uma vez em silêncio, o diretor geral (ou diretor de cena) precisa certificar-se de que todas as câmeras estão ligadas e prontas para filmar.

Equipe Técnica de “Outlander”

 

Som rodando?

Os microfones também precisam estar ligados e na posição correta para a distância escolhida entre a voz dos atores.

 

Entra Claquete/Sai Claquete

Depois de tudo pronto, a postos para dar início às filmagens, o diretor chama o assistente de direção para entrar com a claquete. Esse assistente precisa bater com a claquete, para confirmar a saída do som, bem como demarcar o ponto oficial, que servirá de base durante a montagem e edição do filme, sincronizando som e imagem.

As informações contidas na claquete facilitam o trabalho do montador na hora de selecionar os melhores takes para cada cena. Em publicidade, utiliza-se o termo “cartela” para essas informações técnicas colocadas no início de cada comercial quando são vendidos para as empresas, ou inseridas em festivais de filme publicitário.

 

Resultado de imagem para sherlock clapperboard

Benedict Cumberbatch no set de “Sherlock”

 

Ação!

Nesse momento, o diretor geral espera o assistente sair de cena para então gritar a mais famosa voz de comando. Ação! É agora que a magia do cinema acontece.

Resultado de imagem para la la land filming

Cena do filme “La La Land – Cantando Estações”

 

Diretor de cena X Diretor de fotografia

Também chamado de diretor geral, o diretor de cena é aquele diretor que todo mundo fala. O que comanda o set, os atores, os cinegrafistas e tudo que envolve o filme como um todo. Ele está presente nas tomadas de decisão dos outros diretores, em cada setor específico, preocupando-se em ficar ao lado do diretor de elenco durante a seleção, opina junto ao montador e editor de audiovisual e, principalmente, discute as melhores ideias para cenas com o diretor de fotografia.

O diretor de fotografia é responsável pelo processo de decupagem, que consiste em transformar o roteiro literário em roteiro de filmagem. Trocando em miúdos, o diretor de fotografia transforma texto em imagem. Por isso, é essencial que exista uma boa relação entre ele, o diretor de cena, o roteirista-chefe e o montador.

Resultado de imagem para greta gerwig on set

Greta Gerwig no set de “LadyBird”

 

Corta!

Após o comando, é recomendado deixar a cena “congelada” por alguns segundos, para evitar que a câmera e microfones captem o que não devem. A expressão “corta” faz referência ao ato de cortar as cenas e distribuí-las na ordem que o montador julgar necessária, junto ao diretor de fotografia e o diretor de cena.

trama fantasma3

Daniel Day-Lewis no set de “Trama Fantasma”

 

Uma pausa

A hora mais aguardada sempre chega. A hora em que toda a equipe vai tomar um ar, conversar, trocar uma ideia sobre as cenas, comer,  retocar a maquiagem, ou simplesmente dar início ao tão famigerado sono de beleza.

No entanto, nós bem sabemos que time is money, e por conta disso, as filmagens diárias podem durar de dois a três turnos, durante semanas e mais semanas. É por esse motivo que as pausas são extremamente importantes para evitar problemas de saúde física, psicológica e mental.

Imagem relacionada

Greta Gerwig e Timothée Chalamet no set de “LadyBird”

Anúncios

Categorias:Colunas

Marcado como:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s