Filmes

Crítica | Nós

O segundo terror de Jordan Peele define o tom do diretor e mostra por que ele é o primeiro no que faz.

Nós acompanha uma família americana numa viagem à sua casa de praia e todas as complicações quando um trauma de infância volta para assombrar Adelaide Wilson (Lupita Nyong’o). Uma família aparentemente idêntica aos Wilson parece determinada a velos sofrer, invadindo sua casa e causando horror para eles e para a audiência.

O roteiro e a direção de Jordan Peele são cruciais para o sucesso do filme. No que tange à estória, ele mostra a mesma originalidade absurda presente em Corra!, surpreendendo a plateia com a dimensão dos acontecimentos, os quais se desenrolam aos poucos na tela – garantindo twists significativos. Concomitantemente, Peele enche a obra de mensagens subliminares, simbologias e easter eggs: esse não é um filme para se ver apenas uma vez.

Grande parte da tensão constante que a direção de Peele traz ao filme vem de uma brincadeira certeira com os estereótipos do gênero. As ações das personagens e a reação do público quanto a essas escolhas já são conhecidas, mas o resultado nunca é o mesmo. Isso alivia a audiência de duas formas diferentes: “Ufa! Eu tinha certeza de que ia dar merda!” e “Ufa! Um filme que não cai na mesma fórmula de todos os outros!”.

As atuações são todas muito consistentes e cumprem papéis importantes, como o de Evan Alex como o filho esperto que está sempre um passo à nossa frente e o de Winston Duke como um alívio cômico. Não obstante, a grande força motriz do filme é Lupita Nyong’o, que comanda a narrativa dos dois lados – o “bom” e o “mau” – e é a absoluta peça chave em todas as cenas das quais participa.

Por fim, é importante ressaltar que a película, aqui, vem com uma mensagem. Ela tem uma força singular e vai ser o motivo de várias teorias, assim como aconteceu com Corra!, mas, talvez, com maiores variações.

Nós é um terror instigante, inovador, significativo e necessário que reforça a importância de se manter atento às narrativas de Jordan Peele. O filme está em cartaz e você pode conferir o trailer abaixo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s