Séries

Análise | “Change Your Mind”: uma música sobre aceitação

A música do episódio final da quinta temporada de Steven Universe está impecável, mas você sabe a simbologia dela?

No dia 21 de janeiro, fomos apresentados ao último episódio da quinta temporada de Steven Universe e com ele foi introduzida uma nova canção para a já consagrada trilha sonora do desenho: “Change Your Mind”. A música detém o mesmo nome do episódio e carrega uma carga simbólica bastante profunda, pois é uma música sobre amor próprio e aceitação.

Antes de analisarmos a música de acordo com o episódio, é necessária uma breve explicação sobre as vilãs do desenho, as Diamonds Blue, Yellow e White. As diamantes ocupam o topo da hierarquia da gems, o que não é nenhuma surpresa, pois, na vida na real, os diamantes detém o maior grau de dureza e, assim, podem riscar qualquer outra pedra. Esse poder também é representado na série, visto que as Diamonds são retratadas como os seres mais perfeitos, não dotados de nenhuma fraqueza ou, como elas preferem dizer, sentimentos. Logo, elas não se fundem com outras gems, pois assim estariam corrompendo sua perfeição.

Nadando contra a maré, temos Steven Universe, que detém em sua barriga o diamante rosa. Contudo, diferente das outras Diamonds, ele admite suas fraquezas, suas inseguranças e tem conhecimento de que sua verdadeira força está na expressão dos seus sentimentos, principalmente da empatia. E as Diamonds não aceitam isso: Steven, por ser portador do diamente rosa, deveria ser perfeito que nem as mesmas.

É no contexto de desconstrução dessa ideia de perfeição pela Blue, Yellow e White para o Steven, que nos cinquenta e dois segundos finais do episódio somos apresentados com essa letra:

“Eu não preciso que me respeite, eu me respeito
Eu não preciso que me ame, eu me amo
Mas quero que saiba que pode me conhecer
Se você mudar de ideia
Se você mudar de ideia
Se você mudar de ideia
Mudar de ideia”

Steven se aceita e se ama como ele é e, dessa forma, não se deixa ser levado pela influência de outras pessoas, as quais dizem que ele deveria viver de outra forma. Além disso, ele ainda dá a oportunidade de conhecê-lo para esses seres que tentam mudá-lo, caso mudem de ideia.

Foi assim que a quinta temporada desse glorioso desenho foi concluída e, infelizmente, a Cartoon Network ainda não se posicionou a respeito de uma nova temporada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s