Filmes

Análise | O arquétipo de Leão e a trajetória de Simba

Muito do sucesso de O Rei Leão se deve ao seu enredo e esse está intrinsecamente correlacionado aos arquétipos jungianos, dentre os quais está o arquétipo de Leão.

O Rei Leão (1994) é o trigésimo segundo longa-metragem da Disney e muitos o consideram como a melhor produção desse estúdio. No filme, acompanhamos a história do leão Simba, cuja dublagem é feita por Matthew Broderick na versão mais velha do herói e por Jonathan Taylor Thomas em sua mais nova. O mesmo é filho de Mufasa, dublagem feita por James Earl Jones, o Rei Leão, portanto seu descendente é logicamente seu sucessor. Essa situação vai florescer em Simba um sentimento de arrogância e falta de humildade, caracterizando assim um dos princípios do arquétipo de Leão e trazendo uma metalinguagem dentro do filme.

Antes de aprofundar sobre a personalidade de Simba e o arquétipo de Leão associado a ele, é necessário entender o que é um arquétipo. Essa palavra vem do latim, a partir da composição das palavras “arché” e “tipós“, respectivamente princípio e marca. Ela foi usada pela primeira vez em 1919 por Gustav Jung e está associado a um conjunto de “imagens primordiais”, as quais são transmitidas como verdade de geração para geração. Dessa forma, a ideia do que temos de herói, ladrão ou donzela é algo transmitido por pessoas de gerações anteriores e será ensinado para pessoas de gerações posteriores. Pois sim, os arquétipos estão bastante ligados à formação da psiqué humana.

Logo, uma vez que infere-se Simba como portador do arquétipo de Leão como seu guia espiritual, ele irá apresentar as características associadas ao que gerações após gerações foi tomado como verdade a partir da imagem primordial de leão. Essas características são imponência, poder, assertividade, fúria instintiva e glória. Outrossim, o arquétipo de Leão em si é um arquétipo muito forte, podendo a partir da dosagem de uso das características supracitadas tender à coragem ou ao egocentrismo. Simba irá tender para ambos os lados em partes distintas do filme.

O egocentrismo de Simba fica evidente em seu estilo prepotente e arrogante, sendo incapaz de respeitar os desejos sábios de seu pai, os quais ele dá somente no intuito de garantir a sobrevivência do próprio filho. O ápice da arrogância de Simba está na canção “O que eu quero mais é ser”:

“Ninguém dizendo

Não faça isso

Ou então, pare com isso!

Vou dar um sumiço

Livre pra poder viver

Isso não é bem assim

Pra fazer o que quiser “

O trecho acima é uma excelentíssima representação da incapacidade de Simba em aceitar ordens e da sua construção da liberdade como falta de responsabilidade. O preço que Simba paga por seu ego exacerbado é alto, visto a morte de seu pai e a culpa que ele carregou durante anos. Foi assim que, por muito tempo, o mesmo se escondeu por trás da ideologia do “hakuna matata“, a qual significa viver sem problemas, para fugir de seu passado.

Contudo, é justamente após um encontro com seu interesse amoroso Nala, dublada por Moira Kelly, que ele consegue resgatar as características associadas ao arquétipo de Leão necessárias para enfrentar o seu passado: coragem e destemor. O ápice de toda a imponência que o arquétipo de Leão gera ao personagem está na cena clássica de seu rugido:

O Rei Leão segue a jornada do herói Simba do egocentrismo à coragem e destemor. Duas faces distintas de uma mesma moeda: o arquétipo de Leão. O crescimento e amadurecimento de Simba ao longo do enredo do filme nos cativa do começo ao fim: não é à toa que a personagem está no coração de várias pessoas e não é nenhuma surpresa que o filme ganhará um remake nesse ano. Essa será uma oportunidade de ver Simba em live action, mas agora se atentando às características presentes nessa análise.

A versão em live action d’O Rei Leão será lançada em julho desse ano, você pode conferir o trailer abaixo:

Anúncios

Categorias:Filmes

Marcado como:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s