Curiosidades

8 provas de que o cinema nos trouxe de volta aos anos 80

Não é por acaso que os anos 80 tenham se reinventado e chegado à força que têm hoje,  principalmente no ramo de cinema.

1. Saudosismo

A sensação é de que algo aconteceu no progresso histórico-cultural do mundo. O que temos de novo por aqui não anda agradando a geração atual e muito menos a antiga; dessa maneira, quem foi criança ou adolescente nos anos 80 sente aquela nostalgia confortável ao reviver lembranças de um tempo que foi “bom”. Seus filhos, irmãos e sobrinhos estão sendo apresentados a este mesmo tempo de um novo jeito, como um upgrade do que existia no passado.

Detetive Pikachu é apenas um exemplo dessa nostalgia, que começou com as novas histórias de Star Wars, o reboot dos Power Rangers, adaptações de quadrinhos antigos e muito mais. É uma sensação única a de reviver a infância com os olhos de adulto. A indústria tem se aproveitado disso para expandir essa nova demanda.

Resultado de imagem para pokemon pikachu detective poster

 

2. Temas distópicos

As distopias têm seu primeiro surgimento nos anos 80, quando especulações sobre o futuro dos anos 2000 era o papo do momento. O mundo se encaminhava para uma direção perigosa e era necessário falar sobre aquecimento global, poluição, tecnologia, guerras e questões éticas. De 2010 para cá, há uma crescente manifestação de filmes desta natureza, e não é por acaso.

Imagem relacionada

3. Cores

O néon voltou com tudo nos últimos cinco anos e agora está tão presente quanto nos anos 80. Cores fortes e saturadas em contraste com fundos escuros, dando foco na luz de cada uma delas; é esse o padrão dos filmes e séries de ficção e mistério atuais, que tomam como referência o modelo utilizado no passado.

Resultado de imagem para stranger things 3 temporada

4. Adaptações

O amor pelos quadrinhos ressurgiu meio de repente, invertendo a pirâmide onde antes os geeks eram tidos como esquisitos para tornarem-se legais. Entendendo o fenômeno como uma oportunidade de mercado, a Indústria de cinema correu para adaptar histórias menos conhecidas e atrair tanto o público-raiz quanto os novos adeptos da cultura de quadrinhos. Histórias menos populares e reboots têm sido recorrentes, como O Mundo Sombrio de Sabrina e Riverdale (ambos da Archie Comics) e, é claro, a concentração de histórias da Marvel numa mesma distribuidora, agora comprada pela Disney Studios.

Imagem relacionada

 

5. Música

O saudosismo musical está presente mesmo em filmes que não são sobre os anos 80. Os hits da época têm se tornado hits atuais, sejam eles rock, pop, eletrônica, não importa. Um exemplo excelente de uma trilha musical dos anos 80 é Guardiões das Galáxias, que transforma o mixtape do protagonista, Peter Quill, em personagem presente em toda a narrativa. O mixtape tem a sua importância em momentos-chaves, fugindo do papel de mero acompanhamento para ser tudo o que Quill não precisa dizer sobre ele mesmo.

Imagem relacionada

6. Figurino

Algumas das produções recentes, como Get Down, Black Mirror e Stranger Things são ambientadas nos 80 (curioso, hã?) e, por isso, o figurino chama atenção.  Jaquetas, glitter, cintura alta, óculos redondos, mommy jeans. A moda é um reflexo das demandas, e quando temos um grande volume de vestuário dos anos 80 na televisão ou cinema, a possibilidade cria vontades e as vontades são rapidamente saciadas por estilistas que estão sempre atentos.

Resultado de imagem para black mirror san junipero

7. Video-games

O apreço por video-games voltou com tudo ultimamente. A diferença é que os gamers trocaram o joystick por VR’s, buscando uma imersão mais e mais intensa. O desejo em testar todos limites entre o real e o virtual demonstra esta inquieta necessidade em fugir das inúmeras atribuições da vida diária.  Hoje, empresas utilizam o VR para distorcer a realidade e ajudar no tratamento médico de muitos pacientes.

Imagem relacionada

 

8. Estilo de vida

Os anos 80 foram um marco para toda a área de entretenimento e arte; aqueles que viveram a época sentem vontade de revivê-la e os que são apresentados agora têm curiosidade de experimentá-la. Através do cinema, abre-se uma janela de oportunidades para que o mundo dos negócios se interesse em transformar a nova década em uma versão moderna do que foi os anos 80.

Imagem relacionada

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s