Curiosidades

Como se escolhe um figurino de cinema?

Um bom figurino não é necessariamente o figurino mais elaborado, mas aquele que ilustra o que o filme não consegue dizer em palavras.

Tom do filme

O gênero e classificação indicativa do filme influenciam muito na escolha do figurino. O enredo já tem o papel de caracterizar a história através da vida pregressa das personagens e suas jornadas pessoais, que irão conduzir o fio narrativo. É esse fio que indica a melhor maneira de escolher um figurino. Embora Família Adams seja infantil, note que o gênero é horror, então o figurino foi feito seguindo esse caminho.

Resultado de imagem para addams family characters names

Contexto histórico-regional

O Pequeno Nicolau se passa na França dos anos 50, baseado na série de livros infantis de mesmo nome. O figurino das personagens, principalmente o protagonista, é sempre dentro da paleta de cores da bandeira francesa (vermelho, azul e branco).

Os penteados, cortes de cabelo e design das roupas também ilustram o que era costume da época. As mulheres, quase sempre de vestido ou saia longa; os homens  de calça, suspensório e traje social; os meninos de shorts e suéter por cima de camisas de manga curta; e as meninas sempre de vestido. No cabelo, bastante laquê.

Resultado de imagem para le petit nicolas filme

Personalidade das personagens

Me Chame Pelo Seu Nome é um ótimo exemplo. O colar judeu é uma das primeiras conexões entre os protagonistas, que enxergam na religião um traço em comum. Depois, as camisas sociais de Oliver e as camisas casuais de Elio. A diferença de idade já é vista a partir daí. Em determinada cena, Elio sente o desejo de vestir um dos calções de banho de Oliver, para sentir-se um pouco ele; a cena revela o misto de atração e admiração que já se desenvolvia no íntimo sentimento do garoto.

No romance que deu origem ao filme, Oliver é descrito como um rapaz de vinte e poucos anos, com um gosto peculiar para roupas. A camisa azul é sua marca registrada, quase sempre aberta ou parcialmente aberta. O colar com pingente judeu, alpargatas e shorts que dependiam do humor da personagem para que as cores fossem escolhidas. O filme decidiu seguir este mesmo caminho, além do resto do figurino presente no decorrer das cenas. Nesta abaixo, em especial, Oliver assemelha-se à Elio, seu amor proibido, talvez por se tratar de um momento de simbiose entre o casal.

Resultado de imagem para 君 の 名前 で 僕 を 呼ん

Estações do ano

Esse item é mais do que óbvio. De acordo com as estações do ano, o figurino muda e a paleta de cores principal sofre alteração, para combinar com o respectivo clima. Mas sem fugir da proposta, é claro.

Em La La Land, por exemplo, isso é bem evidente. Por se tratar de um filme que conta a história do relacionamento durante um ano inteiro, o diretor Damien Chazelle escolheu dividi-lo em estações. A cada início de ciclo, o lettering da estação correspondente. Se prestarmos atenção, é fácil notar essas ligeiras mudanças de figurino e cores.

Abaixo, um trecho da parte “Verão” do filme.

Anúncios

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s