Séries

Análise | Famoso, Martín Garabal e o humor desconfortável

Entrevistas incômodas a personalidades argentinas, humor esquisito que aproveita silêncios, constantes problemas técnicos e um entrevistador que não reconhece os limites profissionais com o entrevistado. Tudo isso é Famoso.

Famoso é uma série de curtas argentina realizada por Grandes Éxitos -produtora cujo protagonista deste artigo é dono junto a Ariel Martínez Herrera – e que foi transmitida pela primeira vez em 2013 pelo canal iSat. Na peça, Martín Garabal representa a si mesmo, mas a realidade só chega até ali. Ele interpreta a personagem de um estudante de comunicação que trancou o curso e está começando sua carreira na mídia sem entender quase nada do que está fazendo.

Já no primeiro episódio, no qual ele entrevista o ator e diretor de cinema Martín Piroyanski, Garabal chega duas horas depois do horário combinado e admite que não preparou a entrevista. Os capítulos parecem não ter edição, então as cenas são misturadas com momentos fora da câmera que nos permitem ver e ouvir a equipe que trabalha com a câmera e o som repetidamente. Esta primeira entrevista conclui com o entrevistador e o entrevistado fumando maconha, perdendo todo sentido da situação.

Várias cenas da série lembram a momentos de The Office (2005). Sorrisos e risos forçados, perguntas sem sentido, silêncios repentinos e o predomínio do som ambiente, sem mencionar os súbitos aplausos de Garabal, que nada têm a ver com a situação que ocorre. Vestindo um terno, ele procura fazer entrevistas “ácidas e irreverentes”, como diz a um dos seus convidados.

O primeiro curta da série.

Outras personalidades entrevistadas na primeira temporada foram o ator e condutor de rádio Clemente Cancela, a atriz Victoria Urtizberea e o ator Mike Amigorena. Eles reagem de maneiras diferentes ao fraco profissionalismo de Martín e alguns até tentam guiá-lo nos primeiros passos na área. Com o decorrer dos episódios, ele tenta melhorar sua performance, sem muito sucesso.

Por outro lado, Martín se envolve demais com seus convidados. Com a atriz Inés Efron, por exemplo, eles roubaram uns biscoitos do mercadinho do bairro e acabaram se beijando. Ele também pretende ter uma maior intimidade com os entrevistados; mas só ele pode percebê-la, pelo que constantemente comenta sobre seus problemas pessoais e pede conselhos.

Na segunda temporada, também foram incluídas outras celebridades famosas como Ricardo Darín – protagonista de O Segredo dos Seus Olhos, ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010 -, o comediante Sebastián Wainraich, o cantor Vicentico e a cantora Lali Espósito. Nesta, podemos ver Martín brigando com seu chefe sobre o futuro do projeto. Em outro episódio, ele tenta tornar as entrevistas mais “filosóficas” e acaba tendo um trio com a entrevistada e seu parceiro.

lali espósito e martín garabal
A cantora Lali Espósito é uma das entrevistadas da segunda temporada.

Na realidade, Martín García Garabal é desenhista e formou-se em Design em Imagem e Som pela Universidad de Buenos Aires. Participou também de outras produções audiovisuais como Cúmulo y Nimbo (2014), Periodismo Total (2015) e Deliciosísimo (2017). Além disso, desde 2017 conduz o programa de rádio Últimos Cartuchos junto com o comediante Miguel Granados e, em 2018, publicou o livro La Vida Real. Em várias entrevistas -fora da ficção -, Garabal nomeou Ricky Gervais e Louis C.K. como algumas das suas referências na comédia.

Famoso tem duas temporadas – a primeira de oito episódios e a segunda, de dez – e uma terceira em produção. Todos os capítulos estão disponíveis no Youtube. Se a barreira do idioma não for um problema para você, aproveite e assista esses curtas. As risadas desconfortáveis e a vergonha alheia já estão garantidas.

martín garabal e ricardo darín
Ricardo Darín é a celebridade mais famosa da série.

Categorias:Séries

Marcado como:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s