Colunas

Como representar sentimentos no cinema?

Se uma imagem vale mais que mil palavras, um filme vale mais que mil milhões. Comportamentos e cenários são essenciais para que as emoções transbordem pela tela de um cinema.

Cores

Sabemos a importância das cores para o cinema, vide sessões anteriores, como a importância do vermelho, azul e verde. O diretor de arte é responsável por pensar as emoções através dos tons de figurino, cenário e maquiagem.

Imagem relacionada

 

Expressões Faciais

O velho clichê de que os olhos são as janelas da alma é pura verdade. Mas uma explicação melhor seria que o rosto inteiro são janelas. Cada partezinha já fala por si só: revelamos emoções ao franzir testa, desviar o olhar, mexer músculos do rosto, empinar o queixo ou abrir a boca, por exemplo.

Resultado de imagem para stephen hawking the theory of everything movie

 

Manias

Roer unhas, revirar de olhos, estalar de dedos, mexer no cabelo; são todos gestos ansiosos que podem dizer muito sobre uma personagem. A ansiedade pode estar ligada ao medo, receio, insegurança, inquietação, impaciência…

 

Gestos amplos e exagerados

O cinema é cheio de personagens passivo-agressivos, que costumam bater portas, se jogar no chão, fingir desmaios, derrubar objetos de mesas; esse tipo de coisa. Demonstrações de sentimentos em exagero são estratégias para chamar atenção das personagens ao redor e, principalmente, do espectador.

 

Natureza

A natureza pode ser grande aliada nesse momento. Um dia de sol ou de chuva faz toda a diferença para exteriorizar sentimentos que não precisam de palavras. Combinado com os demais recursos, um mesmo fenômeno da natureza pode representar sentimentos opostos. O tom do filme é que dará pistas para a compreensão instantânea.

Resultado de imagem para his dark materials hbo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s